Foco

por umroteirista

A foto aqui ao lado foi tirada durante a Flip deste ano. O último parágrafo, que fala sobre como a falta de foco impacta na sua produção não apenas literária, mas qualquer que seja sua atividade, é um excelente ponto para reflexão.

A escritora Jennifer Egan se referia ao tempo cada vez maior que passamos conectados e eu, algumas vezes, já toquei nesse assunto aqui neste blog, propondo maneiras de driblar as distrações que a internet, os dispositivos móveis, enfim, essa profusão de estímulos que me desestimulam a escrever. Mas há outros, claro: a briga pelo celular que a mulher obriga que todos no ônibus escutem justamente quando estou pensando em um roteiro; os textos acadêmicos que um curso de pós-graduação exige que leiamos quando na verdade queremos ler o primeiro livro do Franzen; o trabalho que levamos pra casa porque não demos conta durante o expediente; os eventos sociais, e tudo o mais.

O Torreão, de Jennifer Egan

Parte da resenha publicada na Folha de SP de “O Torreão”, de Jennifer Egan.

Não que isso seja ruim, não é. Até mesmo o litígio telefônico da passageira do 484 pode ser divertido (pra mim, claro), ou útil para uma ideia de cena. E, quem me conhece, sabe que eu gosto de encontrar amigos numa festa. E cursos de pós-graduação podem aumentar o meu salário lá na frente. Só que, muitas vezes (na maioria delas) requer um esforço ainda maior para mantermos o foco. E isso é apenas a primeira camada e não é ainda sobre isso a que eu me refiro (veja: já perdi o fio da meada, entrei em devaneios em apenas três parágrafos). Falo sobre a propriedade de convergir pensamentos, atitudes, mundos e fundos em prol de algo.

Muitos dos que conseguem brilhar em suas áreas têm, como característica fundamental, a capacidade invejável de não se desviar. Eu arriscaria dizer que é preciso ser quase que um obsessivo para se alcançar um objetivo mais difícil. Infelizmente, eu não nasci com essa qualidade. A estranha qualidade de reduzir a visão periférica e praticamente ficar cego, só mirando um ponto à frente: o alvo.

Anúncios